sábado, 28 de maio de 2011

Lançamento da Avemax empolga empresários e produtores do Norte Pioneiro

Já considerado um dos projetos mais ambiciosos do Paraná, Avemax foi oficialmente lançado na noite desta sexta-feira, em Ibaiti com a presença dos diretores da empresa e de parceiros para o projeto de exportação. A empresa pretende criar mais de 2 mil empregos.


"Brasil tem a melhor qualidade de carne de frango do mundo", diz Paulo Balla - diretor executivo da Avemax

O Brasil não tem apenas o título de maior exportador de carne de frango do mundo. O país é também enriquecido com a maior qualidade da carne de frango do planeta. É o que também foi reforçado na noite desta sexta-feira (27), em Ibaiti, no lançamento oficial da Avemax, um dos maiores frigoríficos de aves do Brasil, que será instalado no município nos próximos meses.
Depois de dois anos de planejamento, finalmente o projeto sairá do papel com a construção de um mega complexo industrial às margens da BR 153. O complexo frigorífico da Avemax pretende apenas na sua primeira fase abater cerca de 40 mil aves ao dia, abrindo desta forma, uma média de 360 empregos diretos e mais 1.800 indiretos. No entanto na sua quarta fase, quando estará funcionando a todo vapor, o complexo comportará uma média de 320 mil abates ao dia, vindo a oferecer mais de 2.400 empregos diretos e outros 12 mil indiretos. Avemax é um dos projetos mais audaciosos do Norte Pioneiro do Paraná que beneficiará mais de 15 municípios circunvizinhos criadores de aves, totalizando cerca de 240 mil habitantes.
O projeto pretende implantar em sua base industrial uma fábrica de ração que fornecerá alimento para a sua granja própria (integração de aves vivas). Terá ainda um incubatório de ovos além da unidade de abate e também a divisão de produtos industrializados, como ‘nuggets’, por exemplo.
De acordo com Paulo José Balla, diretor executivo da empresa, o projeto não apenas movimentará o segmento granjeiro regional, como também toda uma integração indireta do mercado agropecuário como, produtores de milho e soja e também produtores de insumos. Para Balla, o projeto já nasce em berço de ouro, pois além de estar no país que é considerado o maior exportador de frangos do mundo, ainda tem a vantagem de ser a melhor carne. “Estamos favorecidos por uma série de questões. A primeira delas é estar no Brasil, depois é estar no Paraná e se encerra pelo fato de estarmos numa região altamente produtora e com trabalhadores qualificados”, declarou o diretor.
Claudinei Benetti, prefeito do município de Pinhalão e irmão de Varlei Benetti, um dos diretores da Avemax, disse que inicialmente o projeto visava Pinhalão como sede industrial, porém com estudos e planejamentos, decidiu-se que Ibaiti comportaria melhor a unidade, pois possui uma melhor localização estratégica. No entanto, Benetti adiantou que seu município não ficará de fora do projeto, já que será um braço da fábrica com a principal incubadora de aves fornecedoras para a unidade fabril em Ibaiti. “Lamentamos o fato da empresa não poder ser instalada em Pinhalão, mas nosso município será também beneficiado com a incubadora que gerará centenas de empregos. Além do mais, os pinhaloenses também terão oportunidade de emprego na sede, em Ibaiti, já que a cidade está localizada a poucos kilômetros de Pinhalão”, disse o prefeito. Claudinei Benetti declarou que a Avemax é um dos mais ambiciosos projetos empresariais do Paraná que enriquecerá o Norte Pioneiro do Estado proporcionando milhares de empregos formais e outros tantos informais. “A Avemax será referência frigorífica no Estado, onde será a fonte de renda de muitas famílias da nossa região”, declarou.
Já que a maior fatia da produção da empresa será focada na exportação, a princípio aos países do golfo arábico, Ahmad Yassine, presidente da Liga Cultural Árabe Brasileira, convidado especial da noite de lançamento e um dos parceiros do projeto Avemax, disse estar certo do sucesso do empreendimento, pois conhece a força agropecuária brasileira. Ahmad estará nas próximas semanas nos Emirados Árabes onde intermediará os negócios de exportação da Avemax junto ao país. “Temos certeza que será um sucesso as exportações”, adiantou Ahmad.
Além do prefeito de Pinhalão – Claudinei Benetti que também representou os demais prefeitos da Amunorpi, do presidente da Liga Cultural Árabe Brasileira – Ahmad Yassine, do diretor executivo da Avemax – Paulo Balla, estiveram ainda no lançamento, os diretores da Avemax, Varlei Benetti e Luiz Carlos Cândido, o prefeito de Ibaiti – Luiz Carlos dos Santos, o prefeito de Tomazina – Guilherme Cury Saliba Costa, o prefeito de Barra do Jacaré – Edimar Alboneti, o assessor do deputado Nelson Padovani – Vagner Rodrigues, o prefeito de Ivaiporã – Ciro Rodrigues e a assessora presidente da GOLFOBRAS (Câmara Int. Do Com. E Ind. Brasil Golfo Arábico e Norte da África – Mônica de Almeida.
Estiveram ainda no lançamento o assessor de gabinete do município de Pinhalão, Sidnei Bueno de Oliveira, o vice-prefeito de Pinhalão, Nilson José Carneiro. O lançamento da Avemax teve também a presença do assessor de gabinete do município de Tomazina – Flávio Zanrosso, o vice-prefeito de Tomazina – Adalberto Sanches e também o presidente da câmara de vereadores – Vanderlei Mendes da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário