segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Jornada Mundial da Juventude - Jacarezinho, Siqueira, Ibaiti e Japira recebem os símbolos da JMJ




  Região recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude irão percorrer o Estado do Paraná no mês de fevereiro, passando nas 18 Dioceses do Regional Sul II e Eparquia Ucraniana São João Batista.A Diocese de Jacarezinho receberá a Cruz JMJ e o Ícone de Nossa Senhora, no dia 18 de fevereiro (segunda-feira) com Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Braz, às 22 horas no Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus (Bandeirantes) e os grupos de jovens do Decanato de Bandeirantes apresentarão a cultura juvenil.A celebração da missa pelos estudantes será na manhã do dia 19 de fevereiro no Santuário Santa Terezinha.
Em seguida a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora se deslocam para Jacarezinho, sendo acolhidos no Seminário Maior (Santuário Nossa Senhora de Guadalupe) às 10h30min do dia 19, onde haverá uma Caminhada pela Vida com grupos de jovens do Decanato de Jacarezinho. Com orações e louvores na Praça Rui Barbosa.
O Decanato de Siqueira Campos se concentrará às 15h na Paróquia Divino Espírito Santo (Siqueira Campos) e os jovens recitarão o Terço e farão a encenação da Via Sacra viva em caminhada ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
O Bote Fé Diocese de Jacarezinho terá a apresentação da Banda Dominus, com louvor e orações na cidade de Ibaiti que receberá a Cruz e o Ícone às 21h do dia 19 de Fevereiro, o Decanato de Ibaiti prepara uma noite da Divina Misericórdia, com pregação sobre a Penitência, vários padres para o Sacramento da Reconciliação.
O Decanato de Jaguariaíva receberá os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude na entrada da cidade de Jaguariaíva às nove horas da manhã, com caminhada em defesa da vida até a Praça Getúlio Vargas e encerrando na Paróquia São Francisco de Assis com Missa de Despedida da Cruz e do Ícone presidida por Dom Antonio Braz.
A Diocese de Jacarezinho repassará os Símbolos da JMJ para Diocese de São José dos Pinhais. Em Japira será a reunião do Decanato de Ibaiti, dia 31 de janeiro às 20h. O Decanato de Jaguariaíva se reunirá dia dois de Fevereiro às 14h na Paróquia São Francisco de Assis.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
A cruz da Jornada Mundial da Juventude ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros, foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Em 2003, o Papa deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
npdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário