quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Siqueira Campos - Museu Histórico poderá ganhar versão virtual


Siqueira Campos é a única cidade do Norte Pioneiro a contar com um museu histórico, que resgata a memória dos pioneiros e preserva o legado cultural de um povo. São mais de cem anos de história preservada, desde os tempos da Colônia Mineira.
Boa parte desta história centenária é preservada graças ao Museu Histórico de Siqueira Campos que recebe visitas diárias de estudantes, pesquisadores e comunidade em geral. Diversas peças como fotografais antigas, documentos, artesanato, utensílios dos primeiros moradores e a farda do tenente Antonio de Siqueira Campos, entre outros, estão expostos no museu.
Para divulgar ainda mais a história do município, o diretor do Departamento de Cultura, Arnaldo Ribeiro Luska - nomeado esta semana – quer criar o Museu Virtual. “Além de manter o acervo existente, buscaremos ampliar a capacidade do resgate de nossa memória, bem como possibilitar a todos os siqueirenses e demais cidadãos brasileiros as condições de visitar o museu mesmo sem sair de suas casas, através da criação do Museu Virtual”, disse Luska.
Ele frisa que qualquer pessoa interessada, seja da cidade ou região,  poderá interagir junto ao Departamento da Cultura através de um link no site que será disponibilizado. “A finalidade principal é buscar novos elementos que visam ampliar a nossa memória”, disse o diretor de Cultura.
A Biblioteca Municipal também receberá uma atenção especial do novo diretor, como por exemplo, a criação de ações para incentivar e estimular a participação da comunidade no exercício da leitura e da produção literária.
Projetos dessa natureza serão apresentados ao prefeito Fabiano Lopes Bueno (PSB) já nestes primeiros dias de trabalho, segundo informou Luska. “Estarei apresentando as ações ainda nesta semana ao Prefeito Bi. São ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo”, adiantou.
 
marcosjunior

Nenhum comentário:

Postar um comentário