terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ex-bispo de Ponta Grossa é um dos indicados para substituir Bento XVI

 
Ex-bispo de Ponta Grossa, o cardeal Dom João Braz de Aviz sonhou em seguir a vida religiosa. Ele é um dos cinco brasileiros aptos ao posto mais alto da Igreja Católica. A notícia de que Dom Aviz pode ser eleito ao cargo máximo da Igreja Católica Apostólica Romana foi confirmada após o anúncio de renúncia do Para Bento XVI. Além de Aviz, outros quatro brasileiros também podem concorrer. Segundo carta divulgada na manhã desta segunda-feira (11), a idade avançada é o principal motivo da renúncia de Bento XVI.
Dom João Braz de Aviz nasceu em 1947, em Mafra (SC). Foi ordenado padre em 1972, em Apucarana (PR). No dia 6 de abril de 1994 foi nomeado pelo papa João Paulo II, bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Atuou em Vitória de 1994 a 1998, quando foi nomeado bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), onde ficou até 2003. Em 2002 foi elevado a arcebispo, sendo nomeado para a arquidiocese de Maringá (PR), onde tomou posse no dia 4 de outubro do mesmo ano.
No dia 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Em 2007 foi eleito presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB. Ainda na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e vice-presidente das Edições CNBB. No mês de maio de 2010 esteve a frente da organização do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Brasília, ano do cinquentenário da Capital Federal.
No dia 4 de janeiro de 2011 foi nomeado pelo papa Bento XVI prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.
 

Um comentário:

  1. Bom seria..imagine alé de ser um papa brasileiro, ainda do paranáaa.....seria muito bom!!

    ResponderExcluir