sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

São José da Boa Vista - Animal silvestre causa tumulto no centro da cidade

 Ouriço causou alvoroço ontem no centro de São José da Boa Vista
Um ouriço animal silvestre de pequeno porte, apareceu no centro de São José da Boa Vista na tarde desta quinta-feira, dia 7. Por volta de 17 horas, o bicho causou alvoroço nas pessoas que andavam pela praça central da cidade. 
Instigados pela curiosidade, um grupo de garotos começou a brincar com o animal, que corria de um lado para outro tentando fugir. Foi então que dois adultos interviram e capturaram o animal, colocando-o numa caixa de papelão. Os homens levaram ouriço até uma mata, no local conhecido como “ponte do Leopoldo”, onde foi liberado e posto em segurança.
Ouriço é um animal mamífero, insetívoro, da família dos Erinaceídeos, que possui o dorso coberto por espinhos curtos e lisos. Há no mundo 16 espécies de ouriços, encontrados na Europa, Ásia, África e Nova Zelândia. Não há espécies nativas na América do Sul ou do Norte, nem na Austrália e as encontradas na Nova Zelândia foram introduzidas pelo homem. Para se defender, o animal encurva-se numa bola, expondo seu dorso com espinhos.
A destruição do seu habitat e a luta contra as pragas florestais e agrícolas, nas quais são utilizados pesticidas de amplo espectro, causam a morte de muitos ouriços todos os anos. O contato direto com estes venenos, o consumo de insetos que estão contaminados e a diminuição da capacidade de fecundação, alterada pelo ilícito emprego de produtos derivados do DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano), são responsáveis por esta mortandade.
Especialistas no assunto dizem que os ouriços têm papel fundamental no controle biológico de insetos, minhocas, caracóis e aranhas e, desta forma, trazem benefícios para os humanos.
 
npdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário