domingo, 3 de março de 2013

Carlópolis - Plantio da goiaba já ocupa área de pastagens

 



 













A goiaba tem apresentado expansão nas áreas dedicadas à fruticultura em Carlópolis. O plantio da fruta aumentou no município e a estabilidade da cultura tem atraído cada vez mais fruticultores. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), a área dedicada à goiaba tem aumentado em média três hectares por ano. Atualmente, Carlópolis conta com 63 hectares dedicados à fruta.
Através da Associação de Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC), agricultores do município produzem e exportam de 20 a 30 toneladas da fruta por mês. A associação também é responsável pela produção de lichia, pimenta, maracujá, manga, abacate e alguns legumes. Com o associativismo, o município se tornou o maior produtor de goiabas de mesa da América Latina. Atualmente, com 61 associados, a APC é responsável pela classificação e venda da fruta e processa mais de duas toneladas diariamente.
Produtor de goiaba há cinco anos, Silvio Martins conta que optou pela cultura pela estabilidade de produção e preço. “Cultivar goiaba é trabalhoso, principalmente para empacotar, mas consigo ter uma boa produção em uma área pequena e ter lucro o ano todo, diferente do café que eu produzia antes de substituí-lo pela fruta”, relata. Hoje, Martins conta em sua propriedade com um hectare e meio plantado com goiaba. Ele conta que já trabalhou também com o café e o maracujá. “Pela colheita da goiaba ser artesanal, trabalhamos só eu e minha esposa, economizamos com mão de obra, e a produção sai da minha propriedade já com preço garantido”, afirma.
As frutas vendidas através de APC levam uma logomarca , e ainda contam com design nas embalagens e caixas específicas para venda nos mercados dos estados de São Paulo e Santa Catarina. De acordo com a gerente administrativa da APC Kamila Akamatsu, o preço da fruta varia conforme a classificação. “Há frutas de várias qualidades e tamanhos, mas o preço gira em torno de R$1,50 a R$2,20 o quilo”, informa. Na sede de distribuição da APC, a classificação é baseada na qualidade, sanidade, forma, tamanho, peso ou pelo diâmetro da fruta.
Considerada capital da fruticultura no Norte Pioneiro, Carlópolis também é destaque na produção de maracujá com 70 hectares cultivados, lichia com 45 hectares e pimenta com 40, mas ainda tem como principal cultura o café com mais de seis mil hectares. 
De acordo com o economista do Departamento de Economia Rural (Deral), José Antonio Gervásio, a cultura da goiaba avançou sobre áreas de pastagens. “A goiaba tem seu pico de colheita entre fevereiro a março, mas conta com produção o ano todo, isso tem contagiado os agricultores que conseguem uma boa produção em pequenas áreas”, afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário