quinta-feira, 21 de março de 2013

Curiúva, Figueira, Jaboti, Santana e Jundiaí do Sul assinam adesão ao Família Paranaense

 Clique para Ampliar












Mais seis municípios do Norte Pioneiro assinaram na última semana em Guarapuava a adesão ao Programa Família Paranaense. As cidades de Curiúva, Figueira, Jaboti, Santana do Itararé e Jundiaí do Sul se juntaram a Tomazina, Wenceslau Braz e São José da Vista que já faziam parte da primeira etapa do projeto, instituído no ano passado.
O chefe regional da Secretaria da Família, Antônio Carlos de Almeida, o Tomate, destacou que mais 100 municípios de todo o Paraná assinaram a adesão ao programa. “Nossa região agora conta com nove cidades. Este projeto atende famílias em situação de extrema vulnerabilidade social”, enfatiza Tomate.

O mapeamento dos municípios prioritários foi realizado com base em três critérios: Índice Ipardes de Desempenho do Município (IPDM), percentual de extrema pobreza dos municípios e dados do Índice de Vulnerabilidade da Família (IVF-PR), extraídos da base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Todos os critérios são pactuados na unidade gestora estadual, composta por 17 secretarias de Estado, além da Comissão Intergestores Bipartite (Cib) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

“O objetivo é dar condições para que as famílias desenvolvam e deixem de depender de programas sociais, como o Bolsa Família”, enfatiza Tomate. Ele ainda explicou que as famílias participantes podem permanecer por dois anos no programa. Neste período, serão integradas à rede social de atendimento dos municípios e às políticas públicas do Estado para a área social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário