domingo, 15 de maio de 2011

Padroeira do Paraná hoje no Norte Pioneiro


O Norte Pioneiro recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio (oficializada pelo Vaticano como padroeira do Paraná no ano de 1977) a partir deste domingo,dia 15. Vinda do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no litoral do Estado, a imagem ficará na região até percorrer todas as paróquias.
Haverá romaria hoje em Jacarezinho(primeira cidade a ser visitada), onde todos os religiosos poderão ir.No caso platinense, haverá ônibus para o transporte de ida e volta por três reais. Não haverá nenhum tipo de comércio em torno da vinda da imagem e quem desejar participar da devoção deve se vestir de azul, um lenço, boné, camisa, qualquer peça dessa cor.

"A devoção à Nossa Senhora do Rocio teve início em 1648. Em 2005, demos início a um projeto de expansão da devoção, sendo que em 2007 começaram a ser realizadas peregrinações. Desde então, a imagem já passou por diversos municípios do Paraná", conta o reitor do Santuário, padre Sérgio Campos.Além de despertar a fé, a peregrinação também faz um resgate histórico do Paraná. "A devoção se confunde com a história do Paraná. Tanto que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está realizando um estudo para transformá-la em patrimônio imaterial do Estado", afirma.
No século XVII, a imagem foi encontrada por um pescador, conhecido como Berê, na baía de Paranaguá. No ano de 1686, os moradores de Paranaguá foram assolados por uma grande peste e recorreram à mãe de Jesus para que os livrassem da doença. A primeira igreja dedicada à Nossa Senhora do Rocio foi edificada em 1813, quando também aconteceu a primeira edição da festa do Rocio de Paranaguá. O atual santuário foi construído em 1920.

Imagem ficará durante cinco anos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário