sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ribeirão Claro conquista sete vagas para mundial de canoagem em Singapura



Sete atletas da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA) conquistaram vagas para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona de Singapura, em outubro. O passaporte para a competição internacional que reúne a elite do esporte foi carimbado no Campeonato Brasileiro de Canoagem, realizado entre os dias 28 e 29 de maio na Prainha da Cachoeira, em Ribeirão Claro. Juliano Crai e Leandro do Prado Correia (K2 Sênior), Lacy Cristina Batista Bianqui (K1 Sênior), Bruno Aparecido Santiago e Eduardo Schu Fagundes (K2 Junior e K1 Junior), Douglas Henrique da Silva e Romário Correia (K2 Junior), representarão o Brasil no Mundial. Os resultados também garantiram o segundo lugar na classificação geral para Ribeirão Claro.

Cerca de 120 atletas vindos de vários estados brasileiros se reuniram no Balneário da Cachoeira no último final de semana para a competição. Os atletas competiram nas categorias K1 (caiaque individual), K2 (caiaque em duplas), C1 (canoa individual) e C2 (canoa dupla). As categorias são dividas por faixa etária no Escola Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sub 23, Sênior, Máster e Paracanoagem. Os dois primeiros colocados de cada categoria se classificaram automaticamente para o mundial. Além do direito de participar do campeonato mundial, os bons resultados obtidos na competição são obrigatórios para a liberação do Bolsa Atleta.

O torneio foi organizado pela ARCCA em parceria com Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), com apoio da prefeitura de Ribeirão Claro e patrocínio de empresários locais. O campeonato faz parte da estratégia da nova diretoria da ARCCA e do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) para incentivar a prática do esporte no município. A escolha de Ribeirão Claro para sediar o evento esportivo é importante para resgatar os patrocínios de empresas e verbas governamentais, perdidos por falha na prestação de contas em gestões anteriores. Sem as verbas públicas e da iniciativa privada, aumentaram as dificuldades do município para manter o projeto Pró Remo que ensina o esporte a crianças, adolescentes e jovens.

Segundo a organizadora do campeonato, Edilaine Cavalhiéri Faganelli, o evento superou as expectativas do público, dos organizadores e dos próprios atletas. “Tivemos pouco tempo para organizar o campeonato, mas fizemos da melhor forma possível e atingimos nossas metas”, avaliou. De acordo com o organizador Erik Sunao Tanaka, a organização do evento e a estrutura disponibilizada aos atletas participantes chamaram a atenção dos representantes da CBCA. “Recebemos vários elogios das outras equipes pela estrutura que nossos atletas dispõem e pelos atrativos naturais do município”, completou. “A direção da CBCA elogiou nossa estrutura e garantiu que o município reúne condições para realizar outras competições”, contou.

Atualmente o projeto Pro-Remo atende 15 atletas do município, com idades a partir de 10 anos. Os treinos diários são acompanhados pelos instrutores e monitores do projeto para o ensino dos fundamentos do esporte. Os atletas também recebem acompanhamento médico, nutricional, psicológico e odontológico. O próximo passo do projeto é incluir alunos de 5ª a 8ª séries no aprendizado e treinos das diversas modalidades da canoagem. A direção do projeto Pro-Remo também busca patrocinadores para viabilizar a ida dos atletas para o mundial de Singapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário