quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Wenceslau Braz - Incentivo ao bicho-da-seda

  Incentivada produção do bicho-da-seda
A equipe técnica da Fiação de Seda Bratac*(veja mais detalhes abaixo) reuniu-se com o prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Júnior (PSD), o secretário municipal da Agricultura, Cléberson Nazaré e produtores familiares. O evento recente aconteceu no salão de eventos da secretaria municipal da Agricultura e o objetivo foi incentivar e disponibilizar recursos financeiros para a produção do bicho-da-seda na cidade e em todo o Norte Pioneiro.
O técnico Celso Urbano Filho disse que renomadas empresas de agronegócios disponibilizam de novas tecnologias para dar suporte aos produtores. Ele informou que em todo território nacional a cultura do bicho-da-seda caiu significativamente, mas em contrapartida a cotação para a compra da matéria prima disparou. “Represento a empresa Bratac que oferece recursos, incentivos e assistência técnica para os sericicultores. Nosso intuito é agregar novos produtores na região, dar suporte aos que já produzem, resultando no aumento da área de plantio”, informou.
A disponibilização dos recursos financeiros oferecidos sem burocracias servirá para a construção de barracões, aquisição de equipamentos agrícolas específicos, bem como, a preparação do solo para o plantio da amoreira. “Os produtores pagarão o empréstimo com juros de poupança. O mercado é bastante otimista para os próximos cinco anos e o preço ofertado, está em ascensão devido à falta da matéria-prima (casulo)”, disse. Ele ressalta que a atividade é recomendada para gerar renda adicional em pequenas agriculturas familiares. 
O município conquistou para o uso exclusivo dos sericicultores brazenses uma patrulha agrícola composta por um trator, uma carreta, uma roçadeira, uma corrente de ferro, um distribuidor de calcário, um subsolador e duas máquinas para o recolhimento dos casulos. Essa aquisição foi através do programa do governo estadual Patrulha Sericícola, estimado em R$ 103 mil reais com contrapartida do município de R$ 6 mil reais. A intenção é facilitar a vida dos produtores familiares e contribuir para a modernização da sericicultura no estado”, frisou o secretário.
*A Bratac, empresa 100% brasileira sediada em Londrina atua há mais de 70 anos no segmento de fiação de seda natural,  é uma das empresas que mais investe em pesquisas. 
O processo de produção do fio de seda começa nas instalações no setor de Sementagem, com a seleção das melhores matrizes puras das raças Japonesa e Chinesa, que darão origem a ovos híbridos com alta taxa de produção de seda e resistência a doenças, garantindo a qualidade dos casulos, matéria prima natural e única para a produção do mais nobre fio têxtil.Do setor de Sementagem, os ovos híbridos são conduzidos ao setor de Incubação, onde recebem tratamento para que as larvas nasçam homogêneas e saudáveis. Ao atingirem o terceiro ínstar, os sericicultores dão prosseguimento à criação do bicho-da-seda até a formação dos casulos.
Os Sericicultores, em parceria com a BRATAC, produzem os casulos do bicho da seda apoiados em uma sólida estrutura técnica que lhes garante rentabilidade na produção. Além da assistência técnica, a empresa disponibiliza os insumos necessários para boa prática da criação, assim como mudas de amoreiras, cujas folhas são utilizadas para a alimentação das larvas.
Os produtores contam com o acompanhamento durante todo o processo de produção dos casulos, que são entregues a um dos Depósitos ou Entrepostos de recebimentos instalados pela empresa próximos aos barracões de criação do bicho da seda.A Fiação de Seda BRATAC  é atualmente a única empresa nacional produtora de fios de seda. Destaca-se pela qualidade de seus produtos que alcançam reconhecimento nos melhores mercados consumidores de fios de seda, tais como Europa, Japão e EUA

npdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário