sexta-feira, 5 de abril de 2013

Santo Antônio da Platina - A luta pelo curso de medicina na região continua

Clique para Ampliar
 








 




O Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Santinho Furtado, entregou uma solicitação de apoio para a Ministra Gleisi Hoffmann para a instalação do curso de medicina no Norte Pioneiro. A proposta do vereador Aguinaldo Roberto do Carmo tem a finalidade de beneficiar toda a população da mesorregião do Norte Pioneiro. Na ocasião também foi solicitado apoio ao ex-senador Osmar Dias.
Segundo o autor da proposta o vereador professor Aguinaldo, a Mesorregião conta com mais de 540 mil habitantes, composta por 46 municípios sem nenhuma estrutura de Cursos Superiores na área de medicina. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos mais baixos do Estado.

“Sabemos que tanto os governos Estadual e Federal apresentaram planos de interiorização do ensino de medicina devido ao déficit principalmente nas pequenas cidades”, enfatiza o vereador. Recentemente foi divulgado que nas cidades que compõem a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) o índice de médicos para cada 1.000 habitantes é de 0,79 sendo que o aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de um médico
para cada mil habitantes e a meta do ministério da Saúde é de 2,5 médicos por cada mil habitantes, ou seja, muito diferente da realidade regional.

As filas por exames, cirurgias e consultas especializadas são enormes, além dos milhões de gastos com peças, combustíveis, diárias com transportes de pacientes principalmente para Londrina, Arapongas e Curitiba. “Sem falar do risco de acidentes e do estado lamentável dos veículos que circulam todos os dias para essas localidades colocando em risco a vida dos pacientes, prova disto são os acidentes ocorridos nos últimos anos. Um custo desnecessário, pois a transformação do Hospital Regional em HU (Hospital Universitário), que atualmente apresenta parte da sua estrutura ociosa, o Hospital Nossa Senhora da Saúde e os hospitais da região que dispõe de leitos para atender a demanda, resolve grande parte dos problemas da saúde, o que falta é a estruturação desses hospitais com instalação de UTI adulto, aquisição de equipamentos e recursos necessários para concretização de um grande projeto para o norte pioneiro. Não podemos aceitar a desculpa da falta de recursos, pois um governo que gasta bilhões em construção de estádios de futebol tem que ter recursos para investir na saúde”, diz o professor.
A proposta passa pela reestruturação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), diz o vereador, que desde a implantação da universidade nada de novo aconteceu, continuam os mesmos projetos desenvolvidos pelas faculdades isoladas como era anteriormente. “A universidade veio para o desenvolvimento regional, com cursos que possam vir de encontro a nossa necessidade, e não com aproximadamente 400 de vagas ociosas conforme aponta os resultados do último vestibular, um prejuízo para nossa região, que tem cidades como Santo Antônio da Platina com vocação para projetos de cursos na área da saúde, como também Ribeirão Claro, Carlópolis, Tomazina para área de turismo, além das cidades que produzem grandes quantidades frutíferas que podem atrair cursos na área de alimentos”, acrescenta Aguinaldo do Carmo.

“Na saúde o Norte Pioneiro pede socorro, é visível a nossa realidade, a implantação do curso de medicina na região será fundamental para o desenvolvimento social e econômico, reduzindo as desigualdades, melhorando os índices de atendimento à saúde, proporcionando mais oportunidades para nossos jovens, gerando emprego e renda para região, consequentemente trazendo mais qualidade de vida para a nossa população”, finaliza o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário