sexta-feira, 1 de maio de 2009


Daniel Luiz Naves, de 45 anos de idade que fugiu do hospital de Ibaiti no dia 07 de março, quando estava internado se recuperando após uma cirurgia para retirada de dois projéteis de seu corpo, foi recapturado pela polícia de Ibiporã.

Naves estava internado em Ibaiti porque ao tentar furar um cerco policial com um carro roubado foi interceptado pela polícia. O bandido trocou tiros com os PMs e foi baleado. Com dois tiros, um no abdômen e outro no braço o marginal passou por uma cirurgia na cidade de Jacarezinho. Ele estava na Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti se recuperando da cirurgia e escoltado pela PM. Na madrugada do dia 12, Naves conseguiu se soltar das algemas e fugir. Na época a polícia fez buscas por toda a região, porém sem sucesso.

Novo Roubo

Nesta quarta-feira (29), o marginal roubou mais um veículo. Desta vez um VW/Santana, placas AME-7764, na cidade de Londrina, com mais três marginais. 

Ele foi perseguido pela polícia. O bandido tentou escapar de um cerco policial próximo a Ibiporã. Na fuga o marginal capotou o Santana na Rodovia PR-090. Os três comparsas saíram do carro correndo e fugiram no meio de uma plantação de milho. Naves não conseguiu escapar e para não ser apanhado trocou tiros com os policiais. O ladrão foi preso e encaminhado para o 2º Distrito Policial de Londrina. Ele estava portando um revólver calibre 38 municiado e documentos falsos. O Santana precisou de um guincho para ser retirado na rodovia. 

O bandido irá responder a processo por vários crimes. Contra ele também existe uma mandado de captura por ter fugido da CPA (Colônia Penal Agrícola).


Minha opinião:


Pode matar! Esse não faz falta pra ninguem!

Ribeirão Claro festeja 101 anos



 

Ribeirão Claro comemora 101 anos de emancipação política e administrativa no próximo dia 13. Para marcar a data, a prefeitura realizará uma série de eventos em comemoração ao aniversário.

O prefeito Geraldo Maurício Araújo informou que para os próximos dias anunciará conquistas importantes para o município, como a construção de um portal na entrada da cidade, de uma escola municipal, da Clínica da Mulher e outros três ônibus zero quilômetro, doados pelo governo estadual. 
Segundo o prefeito, essas conquistas são importantes por apresentar à comunidade o trabalho realizado pela atual administração nos quatro primeiros meses de governo. “Nestes primeiros 120 dias de Governo Municipal intensificamos contatos com lideranças estaduais e federais e, com estes apoios conquistamos muita coisa boa para o município e que em breve serão anunciadas oficialmente”, comenta o prefeito. 
As comemorações alusivas aos 101 anos de Ribeirão Claro começam dia 9 de maio, com a realização de um festival de música caipira e sertaneja. O festival acontece na Praça Rui Barbosa, a partir das 20 horas. Dia 10 será disputada a Corrida Pedestre dos 101 anos. A largada será dada às 8 horas, na Praça Rui Barbosa. As inscrições para competir na Corrida Pedestre podem ser feitas no Departamento Municipal de Esportes ou pelo telefone (43) 3536-2713. 
Dia 11 de maio acontece a Noite Artística, com exposição de artistas plásticos do município, apresentações de teatro, dança e música e entrega de premiação do concurso aos alunos das escolas municipais autores das melhores redações, desenhos e frases sobre os 101 anos de Ribeirão Claro. A Noite Artística acontece na Associação Atlética Ribeirãoclarense, a partir das 20 horas. 
Dia 12 de maio, véspera do aniversário de Ribeirão Claro, acontece o Baile da Rainha da Fescafé. Sete candidatas concorrem ao título. São elas: Caroline Silva Molini, Jaqueline de Oliveira Barão, Juliana Chiarotti Sardi, Kamilla de Oliveira Alves Castro, Mariana Mello de Lima, Maryman Raquel Ribeiro Alves e Mayra Helena Moura. 
O Baile da Rainha da Fescafé acontece na Associação Atlética Ribeirãoclarense, a partir das 22 horas, com animação de Santa Esmeralda Banda e Coral. Os ingressos podem ser adquiridos na AAR. 
Dia 13, quando Ribeirão Claro comemora 101 anos as comemorações começam logo pela manhã. Às 8 horas, na Praça Rui Barbosa, acontece a solenidade de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, com a presença de autoridades, estudantes e comunidades em geral. Em seguida, a Banda Musical Municipal Maestro João Pereira do Nascimento e o Coral Municipal apresentam-se ao público. 
À tarde, a partir das 15 horas, na Praça Padre Max Kley (Praça da Igreja) haverá uma tarde especial para as crianças, com a realização de brincadeiras e recreação. Às 18hs30 será celebrada uma missa solene em ação de graças aos 101 anos de Ribeirão Claro. A cerimônia religiosa acontece na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Depois, às 20 horas, haverá apresentação da Companhia de Balé de Ourinhos, que se apresenta no Ginásio de Esportes Tonhão, com entrada grátis. 
Dia 14, o projeto municipal Companhia de Teatro Era Uma Vez apresenta-se para o público infantil nas escolas da rede municipal de ensino. Dia 15 a apresentação será para o público juvenil, na Associação Atlética Ribeirãoclarense, às 20 horas. 
A programação de aniversário de Ribeirão Claro termina dia 16, com a apresentação da peça teatral: Cinderela Depois do Baile. O peça será encenada por atores amadores de Ribeirão Claro, integrantes da equipe Diferenciart. A apresentação acontece na Associação Atlética Ribeirãoclarense, às 20 horas. 
Mais informações sobre a programação completa dos 101 anos de Ribeirão Claro podem ser obtidas na Prefeitura, pelo telefone (43) 3536-1300.

Pensamentos para o Dia do Trabalho...

Trabalha em algo, para que o diabo 
te encontre sempre ocupado. 

São Jerônimo

O único lugar no mundo onde 
o sucesso vem antes do 
trabalho é no dicionário. 

Vidal Sasson


O que fazemos durante as horas 
de trabalho determina o que temos; 
o que fazemos nas horas de lazer 
determina o que somos. 

Charles Schulz

Trabalhador poderá acompanhar FGTS na internet

O trabalhador brasileiro ganhou hoje (30) uma nova ferramenta para auxiliá-lo no acesso e na fiscalização dos dados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Ministério do Trabalho e Emprego e a Caixa Econômica Federal lançaram o endereço eletrônico do FGTS (www.fgts.gov.br).

O ministro Carlos Lupi, que preside o Conselho Curador do FGTS, ressaltou, em entrevista à Agência Brasil, que a iniciativa é importante para o trabalhador acompanhar a movimentação de sua conta. Por meio do site, ele poderá verificar o rendimento e o saldo do seu FGTS. “Saber, por exemplo, como está sendo aplicado o dinheiro do fundo, em que obras, em que estado”.

O empregador também terá noção de como anda a sua empresa e se ela está em dia com as contribuições. “Essa página dá transparência total a todo tipo de atuação dos recursos do FGTS com seu agente operador, que é a Caixa Econômica Federal”, afirmou Lupi.

O vice-presidente de Fundos e Loteria da Caixa, Wellington Moreira Franco, reiterou que o site do FGTS é importante para a sociedade em geral, porque “você poderá saber sobre a arrecadação, sobre o volume de saques, sobre o funcionamento da conta do trabalhador, além das obras que estão sendo financiadas nas áreas de habitação e saneamento pelo Fundo de Garantia. Enfim, são informações preciosas para administrar a conta do trabalhador, para fiscalizar o pagamento que é feito pelo empregador”, disse.

Até ontem (29), a arrecadação bruta do FGTS em 2009 alcançou R$ 18,281 bilhões, com saques de R$ 16,488 bilhões. O ministro do Trabalho manifestou a expectativa de que a arrecadação do FGTS vai aumentar este ano. “Nós já passamos pelo pior momento (da crise). Abril já reagiu bem e, em maio, reagirá melhor ainda. Eu tenho certeza de que, neste ano, o FGTS terá uma grande elevação no aporte de recursos”.

Lupi não tem, entretanto, nenhuma estimativa. Explicou que a arrecadação do fundo depende do número de trabalhadores empregados. “O FGTS trabalha muito vinculado à empregabilidade. Crescendo a empregabilidade, cresce o FGTS. Como já está crescendo a empregabilidade, vai crescer, com certeza, o FGTS”, afirmou. 

Organização dos Estados Americanos (OEA) julga morte no PR


A Corte Interamericana de Direitos Humanos, tribunal máximo da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizou ontem em Santiago, no Chile, audiência para julgar o Brasil pela inoperância da Justiça na investigação do assassinato do sem-terra Sétimo Garibaldi, em 1998, em Querência do Norte, na região Noroeste do Paraná. Em maio de 2003, quatro organizações não-governamentais denunciaram à OEA a demora do Judiciário e suspeitas de conivência de agentes do estado no crime. Um ano depois, a juíza Elisabeth Kather atendeu ao pedido do Ministério Público (MP) e arquivou o inquérito policial. Com a proximidade da audiência da OEA, há dez dias o MP reabriu o caso.

Nos últimos dois dias, a Corte ouviu em Santiago representantes do governo brasileiro, a viúva, Iracema Garibaldi, e representantes das organizações não governamentais Terra de Direitos e Justiça Global, que junto com a Comissão Pastoral da Terra e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) levaram o caso adiante. O Brasil tem 130 casos denunciados à OEA, dos quais sete foram aceitos pela Corte, uma espécie de segunda instância da convenção de direitos humanos da Organização, com competência para responsabilizar os envolvidos, fazer recomendações que reparem os danos causados e determinar o cumprimento de suas decisões pelos países signatários de sua convenção. O Brasil aceitou a jurisdição da Corte em dezembro de 1998.

A sentença, que no episódio de Garibaldi deve sair em até seis meses, tem efeito mais moral do que punitivo. Mas a condenação representa uma reprimenda internacional pela sua incapacidade de enfrentar as sistemáticas violações e de combater a impunidade. Na avaliação do coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, como o país reconhece a Corte, supõe-se que executará a sentença como se fosse uma ordem judicial. Ele entende, ainda, que a reabertura do caso às vésperas da audiência da OEA é uma confissão de culpa, uma forma de o Estado dizer que não deveria ter sido arquivado. O reinício das investigações, no entanto, não deve suspender a decisão dos juízes da Corte.

Esse é o primeiro caso de um trabalhador rural assassinado que chega à Corte máxima da OEA, que já julgou outras acusações contra o Brasil. Em 2006, condenou o país pela morte violenta de Damião Ximenes Lopes, ocorrida em 1999, em uma clínica de repouso de Sobral (CE). A Corte declarou na sentença que o Brasil violou sua obrigação geral de respeitar e garantir os direitos humanos, violou o direito à integridade pessoal de Damião e de sua família, e violou os direitos às garantias judiciais e à proteção judicial a que têm direito seus familiares. Como medida de reparação à família, condenou o país a indenizá-la.


Cronologia

Veja os acontecimentos que culminaram com o julgamento na OEA:

27 nov 98 – Vinte pistoleiros encapuzados entram no acampamento do MST na Fazenda São Francisco, às 5 horas, dizendo-se policiais. Sétimo Garibaldi recebe um tiro na coxa e morre sem atendimento.

09 dez 98 – O Ministério Público inicia as investigações.

06 mai 03 – A CPT, Justiça Global, MST e Terra de Direitos enviam petição à OEA denunciando a morosidade nas investigações e a suspeita de conivência de agentes do Estado.

12 mai 04 – Depois de quase seis anos, o Ministério Público requer o arquivamento do inquérito policial, pedido que foi aceito pela juíza Elisabeth Kather.

24 dez 07 – O caso é submetido à Corte da OEA.

20 abr 09 – A dez dias da audiência da Corte, o MP solicita a reabertura do caso.

30 abr 09 – Conclusão da audiência iniciada no dia anterior pela Corte em Santiago do Chile.

Gazeta do Povo

Alvaro e Osmar Dias pagaram passagens ao exterior para filhos


Os senadores do Paraná Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT) estão entre os parlamentares que usaram a cota de passagens aéreas para viajar ao exterior. Também figuram na lista divulgada ontem pelo site Congresso em Foco, especializado em fiscalizar o Poder Legislativo, os colegas Geraldo Mesquita (PMDB-AC) e Paulo Paim (PT-RS). Juntos eles adquiriram 19 passagens para Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Em comum, todos os beneficiários são parentes e pessoas que não trabalham para os parlamentares.

Os registros parciais das companhias aéreas aos quais o Congresso em Foco teve acesso revelam que oito voos saíram da cota de Alvaro, cinco de Mesquita, quatro de Paim e duas da cota de Osmar Dias. As passagens foram emitidas entre 25 de junho de 2007 e 13 de janeiro de 2009, pela Gol e pela Varig.

Montevidéu

Alvaro Dias Filho, filho de Alvaro, fez uma viagem de ida e volta de Curitiba para Montevidéu, no Uruguai, com escalas ou conexões em Porto Alegre e São Paulo. O bilhete foi emitido em 1º de setembro de 2008, na companhia Varig. Alvaro também concedeu passagens para Alessandra Kussen, Magali da Silva e Alcileia Freitas viajarem de Curitiba para Buenos Aires, na Argentina, pela Varig, no dia 26 de setembro de 2008.

Por telefone, o senador Alvaro Dias explicou que as três passageiras são do Pequeno Cotolengo, de Curitiba – entidade que trabalha para o bem-estar de pessoas com deficiências múltiplas, paralisia cerebral e outras deficiências. “É impossível não ajudar. Não há melhor aplicação dessa cota de passagem do que em auxílio para uma instituição como esta. Elas foram para um congresso que reuniu todas as associações de pequenos cotolengos do mundo”, disse. Questionado sobre a prática de fazer caridade com dinheiro público, o senador respondeu que “isso (usar da forma que bem entender a cota aérea) sempre foi possível, legal, moral e ético dentro do Senado”.

Sobre a viagem do filho, Alvaro disse: “Não tinha como atendê-lo na hora e pedi para o pessoal do meu gabinete providenciar a passagem (para o meu filho). Em contrapartida, há ocasiões em que uso o meu cartão de crédito para minhas atividades parlamentares”.

Osmar Dias usou a cota aérea para comprar uma passagem para a filha Rebeca Dias. Ela foi de Curitiba para Buenos Aires, pela Varig. O bilhete foi emitido em 13 de fevereiro deste ano. “Não devo prestar contas da viagem dela. Presto contas dos meus atos. Não infringi nenhuma norma e nem o regulamento do Senado. Sempre segui estritamente as regras do Senado”, afirmou Osmar. Mas assegurou que vai cumprir as novas regras para o uso das passagens, aprovadas em 22 de abril, que proíbem os parentes dos parlamentares de usarem bilhetes aéreos pagos pelo Congresso. Apenas os parlamentares e seus assessores poderão fazer viagens custeadas com dinheiro público.

Os irmãos Dias disseram ainda que não pretendem devolver o dinheiro das passagens aéreas porque “não se trata de coisa ilegal” – a menos que a Mesa do Senado determine. “Ninguém vai devolver o que é legal. Se eu devolvesse, estaria assumindo que é uma prática incorreta, o que não é”, comentou Alvaro.

Outros casos

O senador Geraldo Mesquita e sua mulher, Maria Helena Mesquita, fizeram cinco viagens para Montevidéu com a cota do Senado. Ele disse ao Congresso em Foco que levou a mulher para reuniões do Parlamento do Mercosul, porque ela é “sua principal conselheira”. O senador Paulo Paim utilizou sua cota para pagar a viagem de um militante do partido, Washington Bonilla, entre Montevidéu e Porto Alegre em duas ocasiões. O senador afirmou que a regra vigente na época permitia a doação de passagens e que o parlamentar poderia administrar sua cota sem restrições.

O escândalo do mau uso da cota aérea veio à tona no início do mês passado e envolveu principalmente a Câmara. Pelo menos 261 dos 513 deputados federais usaram a cota de passagens aéreas da Casa para fazer viagens ao exterior – várias delas em companhia de parentes. Entre eles, 14 deputados federais paranaenses. Até o presidente da Casa, o deputado federal Michel Temer (PMDB), assumiu publicamente ter usado a cota para beneficiar terceiros.

Gazeta do Povo

No Paraná, cada vereador ganha em média R$ 2 mil

Estimativa feita pelo presidente da Uvepar (União dos Vereadores do Paraná), Bento Batista da Silva, aponta que 76% dos 3.689 vereadores do Estado (o equivalente a 2.808 legisladores municipais) ganham, em média, R$ 2 mil mensais. Este número toma como base os subsídios dos vereadores que atuam nas 312 Câmaras Municipais das cidades com até 20 mil habitantes. De acordo com a legislação, as Câmaras destas cidades têm nove vereadores, cada uma.

Bento condena duramente os aumentos dos subsídios dos deputados e senadores de R$ 15 mil para R$ 24 mil – proposta em tramitação no Congresso Nacional – e disse que a diretoria da Uvepar se posiciona contra o “efeito cascata” dos salários do Legislativo, em todos os níveis. “O que o Congresso Nacional está cometendo é um abuso com o dinheiro público. A Uvepar é contra esta imoralidade”, critica.

Redução de despesas

Segundo o presidente da Uvepar, o mesmo Congresso Nacional que defende os aumentos salariais votou pela redução dos repasses de receitas das Câmaras Municipais. De acordo com o projeto, aprovado pelo Senado em dezembro, as receitas das Câmaras serão reduzidas de 8% para 4,5 do orçamento líquido das prefeituras. “O Congresso não tem moral para fazer este corte. Para atender a população, os vereadores precisam de estrutura. O corte dificulta muito este trabalho. Por isso, acho que os deputados e senadores deveriam ganhar o mesmo que os vereadores para saber como é atender o eleitorado com poucos recursos”, condena Bento Batista da Silva. 

Bento diz que os vereadores do Estado já estão dando o exemplo de respeito pelo dinheiro público. No último dia 16, durante o 2º Congresso Estadual Câmaras Municipais 2009, evento promovido pela Uvepar, em Curitiba, os vereadores do Paraná aprovaram a proposta da diretoria de redução das despesas nas Câmaras Municipais. A meta da entidade é que a economia de despesas chegue a 15%, em média, no Estado

Cafés especiais do Norte Pioneiro em Curitiba



 

Na próxima terça-feira, dia cinco, o café produzido em quatro municípios do Norte Pioneiro passam a fazer parte do cardápio de bebidas de uma cafeteria de Curitiba. Os lotes foram arrematados pela empresária Georgia Franco de Souza, proprietária do Lucca Cafés Especiais, na 1ª Ficafé – Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro. O evento foi promovido pelo Sebrae/PR e pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e aconteceu no final do ano passado, em Jacarezinho. 
Na terça-feira, a cafeteria promoverá o lançamento da Seleção de Cafés Especiais 2009, uma iniciativa para apresentar aos clientes da empresa novos cafés de qualidade. No evento, os consumidores terão a oportunidade de experimentar e conhecer o café produzido no Norte Pioneiro. 
“Dentre os cafés produzidos no Estado, nós ainda não tínhamos encontrado joias raras. E na Ficafé nós encontramos”, diz a empresária. O interesse de Georgia aconteceu depois que ela participou da rodada de degustação promovida pelos organizadores da Feira, onde compradores nacionais e internacionais tiveram a oportunidade de experimentar a qualidade do café produzido na região e fechar negócios com os produtores. 
Os lotes de café arrematados pela cafeteria na Ficafé são de produtores de Ribeirão Claro, Cornélio Procópio, Nova Fátima e Ribeirão do Pinhal. Segundo a empresária, a média do preço pago por saca foi de R$ 650. Ao todo, Georgia trouxe para Curitiba cerca de 40 sacas de café. “Quase todos os produtores de cafés em que estabelecemos uma parceria, desde o início da empresa, nós mantemos até hoje”, conta a empresária, que, com o marido Luiz Otávio, abriu o negócio em 2002. 
O Lucca Cafés oferece em seu cardápio 22 tipos de cafés especiais. A maioria vinda dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A empresária conta que a cafeteria comercializa apenas um tipo de café comprado no Paraná. “E esse também é da região do Norte Pioneiro”, diz Georgia. 
“A divulgação do café produzido na região em uma cafeteria de Curitiba é muito importante, pois demonstra a confiança de empresários na qualidade do café. Também é um reconhecimento do comprometimento dos produtores da região do Norte Pioneiro em produzir um café com alto padrão de qualidade. E isso ajuda a despertar o interesse de mais consumidores”, avalia Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR. 
Café especial 
Os produtores de Ribeirão Claro, Cornélio Procópio, Nova Fátima e Ribeirão do Pinhal integram o Projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro, uma iniciativa que reúne produtores de outros municípios da região e entidades como o Sebrae/PR, Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), Associação de Produtores de Café do Paraná (APAC), Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). 
Com a realização das ações do Projeto, os produtores de café vêm trabalhando para produzir cafés especiais em 45 municípios. A cafeicultura representa, para muitos deles, o primeiro lugar no Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Ao todo são 7,5 mil propriedades, cerca de 60% das propriedades de café no Paraná, com 42 mil hectares de área cultivada e produção média de 1 milhão de sacas ao ano. 
São considerados especiais os cafés das diversas variedades da espécie coffea arabica, obtidos por meio da colheita manual no pano ou mecanizada, processado nas formas "cereja natural" ou "cereja descascado", livres de grãos de varrição, chuvados, fermentados ou de outros que provoquem gostos e/ou odores estranhos ou prejudiciais ao padrão desejado.

Serviço:


O lançamento da Seleção de Cafés Especiais e a degustação dos cafés especiais do Norte Pioneiro acontecem na terça-feira, dia 5, no Lucca Cafés Especiais - Taunay, que fica na Alameda Presidente Taunay, 40, às 19 horas. Informações pelo telefone (41) 3024-6950 


NP Diário

Alto-falantes ajudam comunicação em Abatiá e Jundiaí do Sul


Quando o alto-falante da igreja de Abatiá solta a Ave Maria, os 5.000 moradores ficam em suspense. “A gente fica triste. Um a menos na população”. 


O dono da funerária é o locutor da má notícia: “Faleceu em nossa cidade com 85 anos...”. “Dá um calafrio na gente”. Mas do estúdio improvisado não sai apenas tristeza: achados e perdidos, casamentos e festas também ecoam pelo serviço da paróquia. “A maioria das notícias que a gente fica sabendo é pela igreja". 

Jundiaí do Sul tem 3.500 e um roteiro mais variado. As chamadas cornetas anunciam empregos: “Tem vagas para a colheita do café e o corte de cana”. Reforçam campanhas de saúde: “Proteja-se contra a gripe”. 

O modelo mais comum é um alto-falante para cada canto. Nesses pequenos lugares, que não tem jornal, nem emissora de rádio, o serviço é o único meio de comunicação. 
“Acho muito importante”. “Não pode parar não. Tem de ir em frente”. O de uma igreja de Curitiba parou depois de 40 anos informando a população. O silêncio dos altofalantes foi imposto pela prefeitura que alegou poluição sonora no bairro. 

“Um momento triste, um momento forte, mas um bom cristão nunca perde a esperança. Em protesto, o padre fez o enterro simbólico do equipamento, que agora descansa em paz, para tristeza dos fiéis


globo.com.


Norte Pioneiro terá 18 cidades no Dia do Desafio



 





No dia 27 de maio (quarta-feira), 290 cidades do Paraná participarão da mobilização para praticar pelo menos 15 minutos de alguma atividade física. É o Challenge Day (Dia do Desafio), evento mundial que reúne milhares de pessoas em torno de um objetivo comum: inserir na rotina da comunidade a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. 
Em 2008, 228 cidades paranaenses participaram do evento, mobilizando mais de 5 milhões de pessoas no Estado. No Brasil, houve a participação de 22 estados, mais de 1.000 cidades e quase 60 milhões de pessoas. 
As 290 cidades participantes terão a coordenação das Unidades do Sesc da cidade ou da região. 
Em nossa região participarão Santo Antônio da Platina, Jacarezinho,Cambará, Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora, Quatiguá, Guapirama, Siqueira Campos, Tomazina, Jaboti, Ibaiti, Conselheiro Mairinck, Jundiaí do Sul, e como "debutantes", Japira, Pinhalão, Figueira e Wenceslau Braz. 
O desafio proposto não envolve apenas a atividade física, mas a participação da comunidade. Para estimular essa ação duas ou três cidades do mesmo porte disputam (selecionadas por meio de sorteio) para ver qual delas obtém a maior porcentagem de participantes. Assim, o Dia do Desafio procura estimular a solidariedade e a confraternização, sendo também oportunidade de intercâmbio entre diferentes culturas. 
O sorteio das cidades concorrentes acontece em São Paulo dia 04 de maio (segunda-feira) e será divulgado por este blog
.
Empresas, escolas, universidades, academias de ginástica, associações, condomínios, imprensa e outras instituições podem participar, realizando ou promovendo atividades físicas para a comunidade, em qualquer lugar da cidade, independente de material, equipamento, e estrutura física. 
Os interessados podem entrar em contato com as Unidades do Sesc da cidade ou região, para que haja o acompanhamento ou apoio de uma equipe técnica em sua realização, tanto na capacitação de voluntários (antes do evento) quanto para o desenvolvimento da atividade no dia 27 (de acordo com a disponibilidade da equipe).

Carro é furtado em Curiúva





Na noite passada (30), mais um veículo foi furtado na região. O VW/Gol, vermelho, placas AFP-1671, foi furtado de frente a casa do proprietário na Rua Castelo Branco no Centro de Curiúva.

Informe Policial


Skate hoje em Santo Antônio da Platina



 

Acontece nesta sexta-feira, 1º, em Santo Antônio da Platina o 1º Desafio de Rua Skate, no Salão Paroquial, centro da cidade, a partir das 15 horas. Participarão do evento as categorias iniciantes 1 e 2. 

De acordo uma das organizadoras, Thays Novaski, a entrada é gratuita mas a organização pede aos visitantes um quilo de alimento não perecível.

 “Os alimentos arrecadados serão posteriormente doados a instituições de caridade”, informa Thays.




NP Diário

Homem tenta matar companheira em Conselheiro Mairinck





Na tarde desta quinta-feira (29), José Carlos Alexandre, de 36 anos de idade tentou matar sua companheira Adriane Guimarães (31). Ele desferiu uma facada nas axilas de Adriane que foi socorrida por populares e encaminhada ao Hospital Municipal de Conselheiro Mairinck. Ela foi medicada e liberada. Alexandre está foragido.


Informe Policial

Rapaz executado com dois tiros em Ibaiti



 

Claudinei José dos Santos Lima de 27 anos, foi executado com dois tiros na cabeça na madrugada desta sexta-feira, dia primeiro, em Ibaiti. 

Dois homens armados em um carro preto chegaram na casa de Lima, por volta das 21 horas desta quinta-feira (30). Os bandidos renderam o rapaz e colocaram-no dentro do veículo. Os marginais também renderam sua esposa Francielli dos Santos (19), colocando uma venda em seus olhos. 

Os bandidos seguiram em direção ao Pico Agudo,cerca de uns dez quilômetros fora da cidade. No meio de um canavial os criminosos executaram Lima com dois tiros na cabeça. Francielli foi poupada, porém assistiu a execução do marido. Após o homicídio, abandonaram a moça e o corpo da vítima.Ela avisou a PM,que acionou outras autoridades.

A polícia de Ibaiti já investigava Lima há alguns meses por tráfico de drogas. Ele morava na Rua da Amizade no bairro Vinte e Cinco. Estava desempregado. Os policiais já tinham indícios de que estava vivendo do tráfico de drogas e sua prisão era questão de tempo. A polícia acha que lima foi executado por não pagar as dívidas contraídas com fornecedores de tóxico. 

O caso está sendo investigado pelo Setor de Inteligência da polícia civil de Ibaiti

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Seringueira pode ser retirada das dependências do cemitério em Cornélio Procópio


 
 
Administrador do cemitério pede fiscalização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para o corte da árvore

 A administração do Cemitério Municipal de Cornélio Procópio comunica à população a possível retirada de uma seringueira nas dependências do local. Até aí nada de “espantoso”. O fato é que a árvore está tomada pelos cupins. 

Segundo Lucas, o trabalho de limpeza continua sendo feito. “É um trabalho contínuo, mas infelizmente há aquelas pessoas que visitam o local, acendem velas e jogam a embalagem em qualquer lugar. Atitudes como essa podem colaborar para que o mosquito da dengue coloque ali seus ovos”, explicou.

Quanto aos cupins, o administrador diz que a probabilidade de corte da seringueira é alta pelo falto do risco que pode causar à segurança das pessoas que visitam o local. “O cupim já tomou conta. Essa árvore pode a qualquer momento cair em cima de alguém. Recentemente caíram três galhos. Tivemos com isso alguns túmulos destruídos”, disse.

Não há como recuperar a seringueira. “Pediria ao pessoal do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para que viessem aqui fazer uma visita e avaliar melhor a situação. Sinto muito em ter que falar isso, mas está perigoso. Só queremos evitar que algo mais trágico possa vir a acontecer. A árvore está condenada”, comentou.
A árvore é antiga. Não há informação, de acordo com Lucas, sobre a idade da seringueira. “Não tenho essa informação. Dizem que essa árvore é a mais velha do norte do Estado”, disse

Cornélio Notícias

 

2º BPM comemora aniversariantes de abril

Aconteceu nesta quinta-feira (30), na sede do 2º Batalhão, uma confraternização para comemorar os aniversariantes do mês de abril. Estavam presentes na festividade o comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Airton Sérgio Diniz, oficiais e praças. O Tenente Coronel Diniz discursou sobre a importância da reunião, destacando o quanto o trabalho daqueles Policiais é imprescindível para comunidade do Norte Pioneiro, elogiando um a um sobre as tarefas que desempenham e finalizou: “O 2º Batalhão parabeniza seus valorosos policiais desejando-lhes sucesso, saúde e paz!”.  
Os aniversariantes são: 2º Tenente Alessandro Luiz Wolski, 2º Tenente José Sérgio Aparecido de Castilho, 2º Sargento Agnaldo Cauvilla, 3º Sargento Adriano Cristiano Marques, 3º Sargento Ivan Walton de Carvalho, Cabo Aparecido Arnaldo da Silva, Cabo Nilson Pinheiro dos Reis, Cabo Jorge Aparecido Cesário, Soldado Aguinaldo Cassaroti, Soldado Carlos Roberto do Carmo, Soldado Darci Donizete de Carvalho, Soldado Deivid Maycon Vieira, Soldado Edison Costa Vilas Boas, Soldado Evanildo Domingos, Soldado Fábio José Lima, Soldado Fernando de Oliveira Garbeto, Soldado Israel Camargo, Soldado João Carlos Bueno de Oliveira, Soldado José Algacir Lourenço, Soldado José Antonio Bertoletti, Soldado José Augusto Leite Júnior, Soldado José Carlos Natal, Soldado José Roberto de Souza, Soldado Leandro Aparecido Scarabel, Soldado Leonil Aparecido Rodrigues, Soldado Márcio Antonio Vidal, Soldado Márcio Giovani de Souza, Soldado Mário Sérgio de Souza Prado, Soldado Nelson Lauro de Moraes Castro, Soldado Paulo Elissandro de Oliveira, Soldado Priscilla Tattiana Pinheiro, Soldado Renato Augusto Dias, Soldado Renato Claro, Soldado Romildo Raimundo, Soldado Sandro Poss, Soldado Sérgio Luiz Golfete, Soldado Valdeci Aparecido Gomes e Soldado Valdojane Charles de Vilas Boas. 

2º Ten. Andressa – Oficial P5
Sd Sauerzapf – auxiliar P5
Setor de Comunicação Social do 2º Batalhão

Ribeirão Claro realiza Festa do Trabalhador

Os moradores de Ribeirão Claro irão participar nesta sexta-feira, 1, de vários eventos em comemoração do “Dia do Trabalhador”. O evento será realizado pela Prefeitura de Ribeirão Claro, o Departamento de Cultura, a Pastoral Social e a Câmara Municipal. 
A festividade terá início às 9 horas com uma passeata do Colégio Joaquim Adrega de Moura na Praça Max Kley que tem como tema “Valores”. Às 16 horas, num palco montado em frente à prefeitura haverá apresentação de um musical e palestra sobre saúde da Igreja Adventista.
Logo após, os ribeirão-clarenses terão oportunidade de assistir a apresentação da banda municipal João Pereira do Nascimento e o Coral Municipal. Na seqüência haverá uma procissão com a imagem de São José na Igreja Matriz Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Em seguida, no palco montado em frente da prefeitura será celebrada uma missa campal em ação de graça ao “Dia do Trabalho”. Para finalizar os movimentos jovens realiza um louvor com a Banda Abba Pai.
“Queremos que toda a população de Ribeirão Claro e também da região participe deste evento que foi feito em parceria entre a câmara, prefeitura, pastoral social e departamento de cultura para homenagear os trabalhadores”, comenta Kalé, presidente da Câmara do município.

Duas escolas de Jacarezinho ficam entre as 10 piores na avaliação do Enem

Mais uma vez cidade fica na rabeira em avaliação do ensino médio; resultado decepciona
A listagem com o resultado nacional da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será revelada hoje pelo Ministério da Educação trará um resultado muito decepcionante para  duas escolas de Jacarezinho. O Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite e o Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Geni Sampaio Lemos estão entre os 10 estabelecimentos de ensino com pior resultado em todo o Paraná. Com o resultado, ironicamente a cidade que tem vocação para conhecimento com os campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que oferece 22 cursos de graduação a mais de seis mil alunos matriculados em suas faculdades, não consegue bons resultados no ensino médio e fundamental. No Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite, onde estudam 695 alunos, 203 deles em seis turmas do ensino médio, a nota média do Enem em 2008 foi de 37, 54. O resultado é pior que a média de 2007, quando 18 alunos que fi zeram o exame conseguiram média 41, 05. Já no Centro de Educação Básico para Jovens e Adultos (CEEBJA) Geni Sampaio Lemos, a nota média foi 37, 96. Para Ana Lúcia Bacon, explica que vários fatores podem indicar os maus resultados dos dois estabelecimento. O péssimo resultado do CEEBJA Geni Sampaio pode ser explicado pela própria dificuldade que o aluno adulto e que está fora da sala de aula há muitos anos tem quando retorna para os bancos escolares. “É natural que cada um deles tenha uma dificuldade em acompanhar o sistema”, justifica. Para evitar isso, o núcleo tem disponibilizado mais pedagogos para acompanhar o estudantes. “Acredito que as medidas que estamos tomando comecem a apresentar resultado em médio prazo”, prevê. Já o Colégio Anésio Leite, por exemplo, explica a chefe do núcleo, está instalado em um bairro periférico de Jacarezinho, onde os índices de violência são bem maiores que em outras regiões da cidade. O local é habitado, principalmente, por famílias carentes ou que vivem com renda inferior a dois ou três salários mínimos. “Para tanto, desde o ano passado estão sendo implantadas projetos sociais para facilitar o acesso dos alunos à escola”, explica a chefe do núcleo. Segundo ela, o colégio está fazendo um raio x da vida de cada aluno para diagnosticar as dificuldades na sala de aula. “Queremos saber onde vive, com que mora, o que faz fora da escola”, detalha. Outra medida é investir na capacitação dos professores com oficinas.

Jacarezinhonanet.com


Prefeita de Jacarezinho autoriza aumento de 14% na tarifa de ônibus em Jacarezinho

Preço vai para R$ 2 na cidade e R$ 2,50 para linha Marques dos Reis

O trabalhador que depende do transporte coletivo em Jacarezinho vai pagar mais
caro pela tarifa do ônibus que faz as linhas dentro da cidade e também até Marques dos
Reis. O aumento de 14% foi autorizado pela prefeita de
Jacarezinho, Tina Toneti (PT), no dia 24, sexta-feira. Com as novas tarifas, quem pagava
R$ 1,75 nas linhas dentro de Jacarezinho passa, a partir de amanhã, a desembolsar R$ 2,00. O preço da passagem da linha Jacarezinho Marques dos Reis saltou de R$ 2, 20
para R$ 2, 50. As empresas que adquirem antecipadamente os vales-transportes para fazer
o repasse aos seus funcionários já está pagando a tarifa reajustada desde ontem. De acordo com o decreto da prefeita Tina Toneti, o reajuste atende uma solicitação feita pela empresa Avoa, que dentem a concessão no município, em março deste ano. Como não poderia ser
diferente, o amento, que ironicamente pega de surpresa principalmente os trabalhadores
no dia 1º de maio, não agradou os usuários do sistema de transporte. 
Os usuários também reclamam que o preço da passagem é considerado alto porque a empresa é obrigada a pagar o pedágio na divisa com Ourinhos (SP), para onde não tem autorização para transportar os passageiros. De acordo com o chefe administrativo da Avoa, Júlio César da Silva, o aumento é justo porque a tarifa não era reajustada desde setembro de
2007. A empresa detém a concessão de 14 linhas e atende uma média de 3 mil passageiros
diariamente. No entanto, Silva explica que quase 80% desse total são pessoas que estão isentas do pagamento de tarifa, como idosos com mais de 60 anos e portadores de alguma deficiência física ou problemas de saúde. “Se não tivéssemos uma isenção de tarifa tão alta, o usuário poderia ter uma tarifa mais barata. Mas a isenção, aliada a ao realinhamento da nossa
planilha de custo, faz com que a tarifa seja está que está vigorando”, explicou o chefe administrativo.

Rua 24 de Maio, em Santo Antônio, terá estacionamento único


 

A 24 de Maio terá estacionamento exclusivo de um lado só da rua.A decisão foi tomada em reunião ocorrida na quarta-feira,dia 29 entre o diretor de Trânsito de Santo Antônio da Platina, Luis Pires Filho, empresários, comerciantes e moradores da importante via pública do município.

Haverá licitação para a feitura e instalação das placas de sinalização e, dentro de cerca de três semanas, a decisão já estará efetivada.

Espera-se que, com a medida, o trânsito seja desafogado na rua, que, a exemplo de outras na cidade, têm apresentado movimento intenso principalmente em dias de semana pelo fato de Santo Antônio da Platina ser polo comercial, gastronômico, estudantil, hoteleiro e de saúde.

Além da instalação de três semáforos na administração anterior, outra iniciativa revelou-se correta na atual: a transformação da rua 13 de Maio em mão única.

Desfile-show homenageia mães em Carlópolis


 

A Associação Empresarial e Industrial de Carlópolis promoverá na sexta feira, dia oito de maio, um jantar em homenagem ao Dia das Mães. 

O evento será realizado no Clube Caravela a partir das 21h e será uma oportunidade ímpar para os associados trocarem idéias e também uma vitrine do comercio local, pois o jantar contará com estandes e desfiles. 

Um dos pontos altos do evento será o show da Andréa Lima (foto), que cantará grandes sucessos para encantar as mamães presentes. 

Os convites podem ser adquiridos por qualquer pessoa interessada. Estão à venda na Associação Empresarial e Industrial e nos estabelecimentos credenciados.






NP Diário




Sorteio dos Jogos Regionais será na terça-feira



 

O diretor de esportes de Santo Antônio da Platina, Jaime Sacco, e a professora Lia do Núcleo Regional de Educação se reuniram com o presidente da câmara municipal, Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho do Macarrão Net, para discutir sobre o 56º Jogos Colegiais do Parará – Fase Regional que acontecerão na cidade. 
Durante o encontro, ficou acordado que o arbitral dos jogos acontecerá na terça-feira, 5 de maio, no recinto do Poder Legislativo,onde serão realizados também os sorteios para a competição que se inicia no próximo dia 15 com 12 municípios. 
“Foi uma reunião muito produtiva com o presidente da câmara, aonde o legislativo irá nos auxiliar e temos um local para realizar os sorteios que definirão as chaves”, comentou Jaime Sacco. O diretor de esportes destacou que, entre os objetivos dos jogos, está o de promover o deporto educacional, através de partidas que envolvam várias modalidades esportivas entre feminino e masculino: Futebol de campo, futsal, voleibol, basquetebol e handebol, xadrez, atletismo e tênis de mesa.


NP Diário



Morre ex-vereador de Ribeirão Claro


 

Morreu nesta quinta-feira, 30, o ex-vereador Raul Honorário Felipe, aos 59 anos. Atuante no Poder Legislativo e também como assessor jurídico da prefeitura de Ribeirão Claro, Raul está sendo velado na Câmara Municipal e será enterrado na manhã desta sexta-feira. 
Ele nasceu no bairro Ouro Grande em Jacarezinho. Em 1974 fez o curso de Contabilidade e depois foi aprovado pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro. 
O ex-vereador era casado com a professora Mercedes Milanezi Felipe e deixou as filhas Vivian Milanezi Felipe e Vanessa Milanezi Felipe. Dr. Raul como era conhecido tinha um escritório de advocacia na cidade de Ribeirão Claro. 

Ele foi o fundador do campeonato amador de Ribeirão Claro e  vereador por duas legislaturas, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004, tendo apresentado dezenas de projetos de leis, indicações e requerimentos.
Raul Felipe havia recebido nesta semana do Poder Legislativo o título de cidadão honorário. O presidente da Câmara do município, Carlos Henrique Molinis, o Kalé, que acompanhou os trabalhos do vereador lamentou: “É uma perda muito grande, pois ele foi uma pessoa muito atuante à frente do Poder Legislativo e sempre pensou na população de nosso município”, comentou. 
O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício, decretou na tarde desta quinta-feira luto oficial de três dias no município.

Filhos do apresentador Ratinho são condenados por compra de habilitação


A Justiça de Maringá condenou 14 pessoas por compra e venda de carteiras de motorista. Na lista dos envolvidos no esquema de fraude estão dois filhos do apresentador e empresário Carlos Massa, o Ratinho. Os gêmeos Gabriel e Rafael Massa foram condenados a um ano e dois meses de reclusão por falsidade ideológica.

A ação penal do Ministério Público foi proposta em março de 2005. O esquema de fraudes na 13a Circunscrição Regional de Trânsito envolvia o chefe da Ciretran, Dionísio Rodrigues Martins, e quatro examinadores das provas práticas para tirar a carteira de habilitação, além de uma funcionária do setor de legislação. Eles foram condenados por formação de quadrilha e falsidade ideológica. O grupo cobrava dinheiro dos Centros de Formação de Condutores de Maringá para que candidatos fossem aprovados nos exames práticos ou teóricos.

A fraude começou em 2003 e só parou quando o chefe da Ciretran foi exonerado do cargo, em agosto de 2004. Outros funcionários também se envolveram na fraude, direcionando os exames práticos para os examinadores que participavam do esquema.

Os irmãos Massa foram condenados por tirar carteira de habilitação para motos sem fazer aula ou exame prático. Eles moram em Curitiba, mas declararam endereço falso para tirar a carteira em Maringá. Também foram condenadas as donas da Auto-Escola Alvorada, que certificaram que os dois haviam feito aulas práticas. O chefe de operações do Detran na época, José Miguel Grillo, também réu condenado, acertou o esquema com a Ciretran de Maringá. Ele foi à auto-escola para pedir a inclusão dos irmãos como habilitados para o exame e pediu “tratamento privilegiado” aos filhos do apresentador Ratinho.

Foi condenado, ainda, o dono da auto-escola Shalon II, de Paiçandu. A sentença é do juiz da 2ª Vara Criminal de Maringá, Devanir Manchini. Ainda cabe recurso.


CBN Curitiba

Acidente entre moto e ônibus deixa duas vitimas em Jacarezinho




Um acidente envolvendo um ônibus e uma motocicleta deixou duas vitimas feridas nesta noite de quarta-feira dia 29 em Jacarezinho.

O acidente ocorreu na Avenida Brasil, em frente a rodoviária nova pouco depois das 22h. Segundo algumas testemunhas, o motociclista tentou uma ultrapassagem pela direita e acabou sendo “fechado” pelo ônibus que fez a conversão para o mesmo lado.

As duas vitimas, um garoto e uma garota, sofreram ferimentos leves e não correm risco de morte, o corpo de bombeiros conduziu-as até o pronto socorro de Jacarezinho para avaliação médica.

Informe Polcial